Massagens de relaxamento
Benefícios básicos de uma massagem:
• Ajuda a aliviar os espasmos e a tensão muscular
• Aumenta a eficiência da nossa imunidade
• Melhora a circulação
• Promove a regeneração dos tecidos
• Aumenta o funcionamento saudável da pele
• Provoca um relaxamento profundo
• Renova a tranquilidade emocional
• Melhora a aparência
Uma massagem:
• É livre de calorias
• É livre de gorduras
• Não estraga os dentes
• É impossível de fazer em excesso
A massagem de relaxamento beneficia a flexibilidade, aumenta a circulação, acalma a dor muscular e do ponto de vista psicológico liberta o stress e cria uma sensação de bem-estar e alegria.
A massagem de relaxamento promove a melhoria da circulação sanguínea, aumentando o fluxo de nutrientes e removendo catabolitos e metabolitos (substâncias tóxicas das células) prejudiciais ao organismo, proporcionando deste modo um alívio da dor e facilitando a atividade muscular.
Como é feita a massagem de relaxamento?
A técnica aplicada na massagem de relaxamento inclui movimentos suaves e firmes por todo o corpo, proporcionando relaxamento da musculatura e aliviando as tensões. A massagem é feita com aplicação de óleos ou cremes, trazendo um efetivo bem estar e sensação de conforto e tranquilidade.
Algumas movimentos básicos incluidos na massagem de relaxamento:
Deslizamentos
Movimento de alisamento realizado com toda a superfície da palma de uma ou ambas as mãos. Quando realizado lentamente, o alisamento ajuda o paciente a relaxar. Este movimento também se mostra útil na união das sequências de outros movimentos.
Os efeitos terapêuticos desta técnica de massagem são gerados principalmente mediante um impacto mecânico direto nos tecidos e em paralelo por meio do sistema nervoso sensitivo. Estes movimentos podem proporcionar um relaxamento significativo, produzindo um efeito sedativo, que alivia a dor e o espasmo muscular.
Amassamento
Amassamento é uma técnica de massagem de relaxamento em que os músculos e tecidos subcutâneos são alternadamente comprimidos e libertados. Durante a fase de pressão de cada movimento, a mão e a pele movem-se conjuntamente sobre as estruturas mais profundas. Durante a fase de libertação (relaxamento), a mão (ou mãos) desliza suavemente até uma área adjacente e o movimento é repetido.
Pela compressão e relaxamento alternados dos músculos, as veias (tanto superficiais como profundas) esvaziam-se e enchem alternadamente. Assim, fica aliviada a congestão nos leitos capilares, e melhora o fluxo de sangue proveniente das arteríolas para os capilares.
O fluxo da linfa fica estimulado pelo mesmo mecanismo.
A administração de um amassamento vigoroso provoca vasodilatação na pele. A pele é mobilizada pelas manipulações e isso promove sua elasticidade.
Fricções
As fricções são técnicas de massagem de relaxamento que consistem em movimentos breves, localizados e profundamente penetrantes realizados numa direção circular. Esses movimentos profundos são habitualmente realizados pelas pontas dos dedos, embora a almofada do polegar ou palma também possam ser utilizadas.
A pressão profunda e contínua nos tecidos causa lesão local e liberta uma substância similar à histamina e outros metabolitos que atuam diretamente nos capilares e arteríolas do local, causando vasodilatação. A magnitude da resposta depende da profundidade da manipulação e da duração da aplicação desta técnica de massagem.